PM GO 2022 tem dois Concursos Públicos para mais de 1600 vagas


Concurso Público da Polícia Militar de Goiás (2022) terá mais de 1600 vagas de trabalho para concurseiros da região Centro-Oeste.

A gestão do departamento da Polícia Militar, unidade estadual de Goiás, através dos servidores da Secretaria de Administração, deu início a dois editais de certames públicos cujo escopo é classificar, nomear e convocar novo grupo de servidores graduados ao nível superior, para atuação em todas as sedes do Estado, de acordo com os requisitos e urgência de postos no momento, no órgão da Polícia Militar e na Secretaria de Estado que opera a Segurança Pública daquela região.


Estes editais estão disponibilizando cargos para candidatos de ambos os sexos, cuja distribuição será a seguinte, conforme o texto de edital:


A – Documento 002 (2022): cargo de Combatente, com 1.500 vagas; na seção de Músico, específico para Clarineta, com três vagas; na especialidade de Percussão, três vagas; especialidade Flauta, vaga única; especialidade em Sax Alto, duas vagas; especialidade de Sax Tenor, duas vagas; especialidade em Trombone, vaga única; especialidade em Trompete, duas vagas; na área de Tuba, três vagas; especialidade Vocal, com três vagas.


B – Documento 003 (2022): para a função de Cadete, 100 vagas; para II Tenente QOS (Oficial Médico) 33 vagas disponíveis; para II Tenente QOS (Oficial Odontológico) 13 vagas; e para II Tenente QOS (Oficial Psicólogos) quatro vagas.


Estes cargos estão estruturados em regime de expediente de 30 a 40 horas por semana, a partir da linha dedicação integral, com postos elencados no documento 002 (2022); as remunerações estão entre os valores 6.353 e 13.901 reais.

Como participar do Concurso PM GO 2022

No caso do edital número 002: o período de inscrição inicia no dia 29 deste mês abril e segue até o dia 30 do mês maio. O período de inscrições referentes ao documento 003 inicia no dia quatro de maio e segue até o dia seis do mês junho. As inscrições devem ser realizadas pelo portal da banca organizadora, no link: https://www.institutoaocp.org.br/.

Taxas para participar do Concurso PM GO 2022

A taxa de inscrição está dividida em dois valores: 110 e de 130 reais. As solicitações de isenção foram efetuadas até o dia 12 deste mês de abril. No caso, cada futuro concorrente esteve obrigado a apresentar comprovantes e documentos que atestaram ser membro de família com renda familiar inferior ao valor de dois salários mínimos. Outro critério legal que garante a isenção é ser doador de medula óssea ou, para as candidatas femininas, doadora do leite materno.

Testes classificatórios e eliminatórios

Os candidatos às funções que exigem formação universitária serão submetidos a uma prova objetiva contendo questões em conhecimentos gerais e específicos, junto da prova dissertativa. Estes cadernos serão ministrados no dia 10 do mês julho, em relação ao edital 002. Os mesmos cadernos de provas serão aplicados entre os dias 17 e 24 do mesmo mês (julho) em relação ao edital 003.

Conteúdo Programático

Matéria de língua portuguesa; fundamentos da étnica e da sociedade, história e geografia; a cultural, a política e a econômica da unidade federativa de Goiás; área de direito penal e constitucional; em direito processual penal e administrativo; na área de direito penal militar e processual penal (militar), na área de legislação extravagante.

As vagas de musicistas exigirão provas práticas e de conhecimentos específicos em teoria musical. Para II tenente, o teste será via especialidade. Todos os candidatos serão submetidos às indispensáveis provas que aferem condições físicas, abrangendo: natação e demais exercícios efetuados em tração pela barra; a flexão de braços; a abdominal e testes de corrida com 12 minutos; os testes aferindo as habilidades específicas; avaliações médica e dentária; testes em psicologia e investigação sobre o histórico da vida social de cada concorrente.

Este certame será válido por 24 meses, com chance de prorrogação por tempo equivalente, em acordo com as exigências da Secretaria estadual de Administração de Goiás.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.