PC SP 2022 tem Concurso Público com 250 vagas


A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP) divulgou, ao final do mês de fevereiro deste ano, concurso público 2022 para preencher 250 vagas para Delegado de Polícia da PC SP.

Podem se inscrever no Concurso PC SP 2022 candidatos que estejam em dia com as obrigações militares e eleitorais, possam comprovar o nível de escolaridade exigido (bacharelado em Direito), não tenham antecedentes criminais, possuam, no mínimo, 18 anos de idade, tenham total capacidade tanto física quanto mental para exercer as funções do cargo e, ainda, possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, entre outras obrigações informadas no edital.


Inscrições para o Concurso PC SP 2022

O período de inscrições teve início no dia 21 de março e encerra-se no próximo dia 28 de abril. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site da Fundação Vunesp, disponível neste link: https://www.vunesp.com.br/PCSP2001. Ao acessar o link, o candidato deve preencher corretamente a ficha de inscrição (lembre de conferir os dados antes de finalizar a inscrição) e, em seguida, clicar em “enviar solicitação”. Para a inscrição, será solicitada uma foto, que pode ser colorida ou em preto e branco, na qual seja possível ver o rosto do candidato.


A taxa para inscrição custa R$ 105,50, e deve ser paga até o primeiro dia útil após o encerramento do período das inscrições. O prazo para pedidos de isenção encerrou-se no dia 22 de março. A não identificação do pagamento acarretará a não aceitação da inscrição do candidato.


Vagas para candidatos com deficiência no Concurso PC SP 2022

Cabe ressaltar que, das 250 vagas, 5% (13 vagas) destinam-se à candidatos com deficiência, em conformidade com a lei nº 683/1992, que sofreu atualizações a partir da Lei Complementar nº 932/2002. Mais informações e esclarecimentos constam no capítulo VII do edital que rege o concurso.


Remuneração no Concurso PC SP 2022

Os candidatos selecionados no concurso público terão direito a receber a quantia de R$ 10.382,48. O valor total consta de salário-base, gratificação concedida em função do Regime Especial de Trabalho Policial e, ainda, adicional.

Informações sobre as provas do Concurso PC SP 2022

O concurso será composto por cinco fases:

– A primeira fase corresponde à prova preambular, que possui caráter classificatório e eliminatório. Esta avaliação será composto de 100 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas. Das 100 questões, 14 serão sobre Direito Administrativo, outras 14 sobre Direito Penal, 14 sobre Direitos Humanos, 14 sobre Direito Constitucional, 14 sobre Legislação Especial, 14 sobre Processo Penal, 4 sobre Direito Civil, outras 4 sobre Medicina Legal, 4 sobre Noções de Informática e outras 4 sobre Noções de Criminologia.

Os candidatos terão até 4 horas para realizar a prova que está prevista para ocorrer no dia 12 de junho deste ano, na parte da manhã. Local e horário ainda não foram divulgados.

– A segunda fase consiste em uma prova escrita, também classificatória e eliminatória. Participam desta etapa apenas os candidatos classificados na prova preambular.

Segundo informações dispostas no edital, esta prova será constituída de uma dissertação e, ainda, quatro questões discursivas sobre as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Humanos e Legislação Penal. Os candidatos serão avaliados a partir do domínio jurídico que demonstrem, capacidade de articular raciocínio lógico e argumentação, adequação à estrutura solicitada e adequação da linguagem.

Os candidatos também terão 4 horas para realização desta etapa, prevista para ser realizada no período da tarde do dia 12 de junho deste ano.

– A terceira etapa de avaliação, realizada apenas pelos candidatos aprovados nas duas fases anteriores consiste na comprovação de idoneidade, bem como de conduta escorreita. Esta etapa irá avaliar pontos como antecedentes criminais, uso abusivo de álcool ou uso de drogas ilícitas, entre outros. Esta etapa possui caráter eliminatório.

– A quarta etapa corresponde à prova oral, na qual o candidato será arguido sobre as disciplinas de Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Constitucional, Legislação Especial, entre outras, informadas na seção IV do edital.

– A última etapa consiste na prova de títulos.

O Concurso PC SP 2022 vale por dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Para mais informações, basta acessar https://www.vunesp.com.br/PCSP2001, página da Fundação Vunesp na qual estão o edital e o espaço para a realização de inscrições.


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.