Novo Concurso PC MG 2021 é Confirmado

Seleção irá ofertar 688 vagas. Confirmação foi realizada pelo governador Romeu Zema.

O edital para o concurso da PC MG (Polícia Civil do Estado de Minas Gerais) foi divulgado. O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, divulgou nesta última quarta-feira (7) que acontecerá um novo concurso público, que contará com 688 vagas disponíveis para todas as carreiras da Corporação em questão.

O anúncio feito pelo governador do estado aconteceu durante a formatura da Academia de Polícia Civil, na capital do estado, Belo Horizonte. Durante o evento, Zema declarou aos presentes no local que seria realizado um novo concurso após oito anos sem que fosse feito um, que contaria com 688 para todas as carreiras da Polícia Civil. Ainda em sua declaração, Romeu destacou a respeito da iniciativa, que tem como objetivo fortalecer a segurança dos mineiros.

Em 2020, após ter sido realizado um estudo técnico, a PC MG havia enviado ao governador Romeu Zema um pedido para que fosse feito um novo concurso para as carreiras de policiais e também em áreas administrativas da polícia. O pedido em questão era para que fosse dada a autorização para 1514 vagas. Este número foi solicitado pela própria PC MG, após ter sido realizada uma análise a respeito da necessidade de pessoal na Corporação, em acordo com a lei de Responsabilidade Fiscal.

As oportunidades solicitada foram distribuídas no pedido por áreas: 201 vagas para delegado, 317 para escrivão, 689 para investigado, 16 para médico legista e 51 para perito. Além disso, na área administrativa constavam no pedido vagas para duas áreas distintas, sendo elas 80 vagas para analista e 160 para técnico assistente.

Leia também:  Novo Concurso CRO-AC 2019 - Conselho Regional de Odontologia do Acre

Os candidatos que desejarem concorrer ao cargo de técnico, precisam apenas ter ensino médio ou médio com formação técnica, como foi especificado pela Corporação. Caso possuam técnico, este pode ser em áreas como enfermagem, radiologia e patologia clínica. As outras funções que foram divulgadas pedem que os candidatos tenham formação superior. No caso de legista, é solicitado que o candidato tenha formação em medicina, e para analista é preciso ter especialização na área.

O último concurso que aconteceu da PC MG havia sido em 2013, e na ocasião em questão foram ofertadas 1497 vagas. Entre elas, 12 foram destinadas à médicos legistas, 95 para peritos, 886 para técnico assistente e 4125 para analistas. Neste último concurso, a banca foi comandada pela Fumarc.

Em relação a vaga para técnico analista, a prova objetiva contou com dez questões que abrangiam a língua portuguesa, dez a respeito de direitos humanos e outras dez de noções de informática, além de 30 questões de conhecimentos específicos que os candidatos precisaram realizar.

Para a prova de peritos, foram dez questões de língua portuguesa, dez de matemática, dez de noções criminalistas, dez de noções de medicina legal, sete de noções de informática, cinco de direitos humanos e oito de noções de contabilidade. E para médicos legistas, os candidatos deveriam cumprir 25 questões a respeito de medicina legal, dez de psiquiatria forense, cinco de língua portuguesa, cinco de patologia e cinco de direitos humanos.

Todos os cargos que foram ofertados pela PC MG nesta ocasião precisaram ser avaliados a respeito de questões psicológicas, bem como foram também realizados exames biomédicos, biofísicos, curso de formação profissional e também investigação social. Todas estas medidas são tomadas com os candidatos que se inscrevem e conseguem êxito nas provas.

Leia também:  Novo Concurso do TRF-2 2016 - Organizadora está sendo Definida

Nos próximos dias é esperado que mais detalhes a respeito do concurso seja divulgado, bem como datas específicas para inscrição, locais de provas, entre outros detalhes que ainda serão informados pela Corporação e pelos responsáveis pelo concurso. Também é esperado a respeito da divulgação da banca que comandará o concurso. Os candidatos deverão ficar atentos às novidades divulgadas pela Corporação e pelo estado de Minas Gerais a respeito destas oportunidades.

Nayara Silva Guimarães

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *