Novo Concurso para Fuzileiro da Marinha 2022


Marinha abre inscrições para novo concurso público 2022. Seleção oferece 960 vagas para o cargo de Fuzileiro.

O novo certame em aberto vai prover cargos efetivos no órgão da Marinha, com escopo de fazer ingressar aspirantes no Curso de Graduação dos Soldados Fuzileiros Navais. O período de inscrições vai iniciar a partir do dia 14 do próximo mês, fevereiro. O concurso está contemplando 960 carreiras.


Os cargos serão distribuídos entre concorrentes homens e mulheres, em idades entre 18 e 21 anos. Requisito acadêmico: conclusão em nível médio escolar. Deste total de postos em torno de 20% do conjunto das vagas disponibilizadas será reservado aos candidatos autodeclarados afrodescendentes.


Os concorrentes selecionados ingressarão no itinerário de 17 semanas no programa de integração ministrado que será ministrado em dois municípios. A distribuição será a seguinte:


720 postos ocupados no Centro para Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, ou Ciampa, na comarca do Rio de Janeiro/RJ. 240 postos direcionados ao Centro de Instrução e de Adestramento do Distrito Federal, o Ciab.


O cadastro deverá ser realizado conforme segue:

O período de inscrição segue em aberto até o dia 24 do mês março. A taxa para todos os concorrentes está no valor de 40 reais. O preenchimento da ficha de cadastro se dará via acesso ao portal do órgão: www.marinha.mil.br/cgcfn. Outro modo de inscrição é por comparecimento presencial nas unidades setoriais situadas em distritos da Região Norte, Região Nordeste, a Centro Oeste, o Sudeste e o Sul.

Atendimentos presenciais nas seguintes comarcas:

Distrito de Aracaju (Sergipe); em Belém (Pará); cidade de Florianópolis (Santa Catarina); em Fortaleza (Ceará); comarca de Foz do Iguaçu (Paraná); em João Pessoa (Paraíba); em Ladário (Mato Grosso do Sul); em Maceió (Alagoas); na cidade de Manaus (Amazonas); em Marataízes (Espírito Santo); em Natal (Rio Grande do Norte); em Paranaguá (Paraná); em Parnaíba (Piauí); em Porto Alegre (Rio Grande do Sul); em Recife (Pernambuco); no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); em Rio Grande (Rio Grande Sul); cidade de Rio Novo (Minas Gerais); em Salvador (Bahia); em Santana (Amapá); em Santarém (Pará); em São Luís (Maranhão); em São Paulo; em Uruguaiana (Rio Grande do Sul) e Vitória (Espírito Santo).

Itinerário dos testes, provas e etapas:

Será aplicado o conjunto de cadernos contendo as questões objetivas, somando 50 conteúdos em forma de exercícios versando em língua portuguesa e disciplina matemática. As outras fases da seleção serão:

Processo de aferição sobre as condições da saúde; os testes aferindo aptidões físicas, abrangendo exercícios como: natação, corrida, as flexões em barra e demais testes pertinentes; a análise psicológica e avaliação da documentação pessoal.

Todos os candidatos selecionados e nomeados vão ingressar no órgão da Marinha, cadastrados como aprendizes fuzileiros navais, e terão vencimentos iniciais na escala de 1.300 reais, incluindo vantagens como alimentação, o uniforme e assistência médica e plano de dentista, entre outros atendimentos.

O período de treinamento e graduação será em modalidade internato, exigindo compromisso e exclusiva dedicação. Ao fim da graduação os aspirantes serão empossados em seus cargos como soldados fuzileiros navais, recebendo, a partir de então, salário de 2.500 reais. Todos os concorrentes classificados exercerão, inicialmente, suas funções nas seguintes regiões:

– Distrito do Rio de Janeiro/RJ: 580 cargos;

– Distrito Federal: 100 postos;

– Rio Grande/RS: 60 cargos;

– Cidade de Belém/PA: oito postos;

– Comarca de Ladário/MS: 50 cargos;

– Manaus/AM: 100 cargos;

– Em Natal/RN: 50 vagas;

– Cidade de Salvador/ BA: oito cargos;

– Cidade de Iperó/ SP: quatro vagas.

Resumo das notícias:

Novo concurso para carreiras no órgão da Marinha do Brasil. Disponibilização de 960 cargos; taxa de cadastro no valor de 40 reais. Posto de Fuzileiro naval. Seção de serviços: Forças Armadas. Requisito mínimo: escolaridade completa em nível médio.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.