Novo Concurso para Delegado da PC-MS 2022 – Banca Organizadora é Definida

Fapec será a empresa responsável por organizar o novo concurso da PC-MS 2022.

A banca organizadora do novo concurso da PC MS (Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul) já está definida. De acordo com o que foi divulgado, a empresa escolhida para comandar o concurso foi a Fundação de Apoio a Pesquisa ao Ensino e a Cultura (Fapec). O critério para que a escolha fosse determinada de fato foi através de dispensa de licitação, segundo a publicação no diário oficial que foi feita nesta última quinta-feira (14). Agora, com a banca escolhida, o próximo passo para que o concurso comece seus preparativos é que ocorra a assinatura do contrato com a banca para firmar o acordo de fato.

Assim, este processo ao que tudo indica deverá acontecer nas próximas semanas. Após esta assinatura é que poderá ser confirmada a data para a publicação do edital, pois a banca organizadora é a responsável pela divulgação do documento que dá segmento ao processo seletivo. Além disso, a divulgação do edital também é necessária para que os interessados possam se informar a respeito de detalhes do concurso, mas principalmente a respeito da data de inscrição que virá somente neste momento.

De acordo com o que foi divulgado até o momento a respeito do concurso, serão 30 vagas para ocupação imediata, e para participar é necessário que os candidatos contem com ensino superior em direito. A remuneração inicial para os cargos que estão sendo ofertados neste momento no órgão ainda deverá ser confirmada em breve pela corporação, assim que os novos detalhes forem divulgados pela banca organizadora do evento. Mas de acordo com o último concurso que aconteceu no ano de 2017, pode-se levar em consideração o valor ofertado nesta época como base. Assim, o salário para o concurso na época em que ocorreu pela última vez foi de R$ 14.978,46.

Leia também:  Concurso para Defensor Público da DPE-AL 2017 - Organizadora é Definida

O último concurso feito para a PC MS foi para carreira de delegado e contou com a oferta de 210 vagas. A banca organizadora da época em que o concurso ocorreu e foi responsável por todos os processos do concurso foi a Fapems. Para que fossem escolhidos os candidatos a serem aprovados, o processo contou com nove fases distintas que foram:

– Prova escrita objetiva (caráter eliminatório e classificatório)

– Prova escrita discursiva (caráter eliminatório e classificatório)

– Avaliação médico-odontológica (caráter eliminatório)

– Avaliação de aptidão física (caráter eliminatório)

– Avaliação psicológica (caráter eliminatório)

– Prova de títulos (caráter classificatório)

– Investigação social (caráter eliminatório)

– Prova oral (caráter eliminatório e classificatório)

– Curso de formação policial (caráter eliminatório e classificatório)

A prova objetiva que foi feita neste concurso contou com 100 questões que foram distribuídas em áreas de conhecimento distintas:

– Língua Portuguesa (15)

– Direito penal (23)

– Direito constitucional (10)

– Direito processual (23)

– Direito administrativo (10)

– Legislação institucional (5)

– Direitos humanos (5)

– Medicina legal e criminologia (5)

Nas próximas semanas com a escolha da banca é esperado que esta venha a assinar o contrato para firmar de fato que será responsável por organizar todo o concurso. É necessário que esta assinatura seja feita primeiramente para confirmar esta responsabilidade para que em seguida a banca possa assumir o seu papel para comandar o concurso. Assim, logo após a assinatura ter sido determinada, os responsáveis poderão iniciar o processo.

O primeiro passo que dever ser tomado de fato é a divulgação do edital, que deve ser preparado em breve, assim que a banca assumir o cargo em questão. Logo quando o edital for divulgado, os candidatos terão acesso a detalhes das provas, a respeito de suas questões, os processos que serão necessários para participar do concurso, além de questões como títulos e outros pontos a serem considerados pelo documento.

Leia também:  Dicas de motivação para estudar para concursos públicos

Nayara Silva Guimarães

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *