Novo concurso IBGE 2022 Recenseador complementar – mais de 48 mil vagas


IBGE está com inscrições abertas para recenseador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um edital complementar oferecendo 48.535 vagas de nível fundamental, para o cargo de Recenseador. As oportunidades são para todos os estados.


No recente Processo Seletivo realizado pelo IBGE, foram ofertadas 183.021 vagas para o cargo de recenseador, sendo classificados apenas 126.360 candidatos. Apesar de ainda ter 87.450 candidatos que não foram reprovados que ainda possuem chances de convocação, o órgão decidiu realizar mais um Processo Seletivo, agora Complementar, para suprir as 48.535 vagas que não foram preenchidas em algumas localidades do país.


Das vagas oferecidas, 4.952 foram reservadas para candidatos com deficiência, desde que a mesma seja compatível com as funções e exigências para o desempenho da função. E 14.538 vagas foram reservadas a candidatos autodeclarados como negros ou pardos.


Remuneração e carga horária

O salário do recenseador será baseado na produção, calculado por área de recenseamento, de acordo com a taxa fixa e conhecida antecipadamente pelo recenseador, das unidades pesquisadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas pesquisadas e registros no controle de levantamento de dados.


O candidato pode simular o salário, de acordo com a atividade através deste link.

O recenseador irá trabalhar no Censo Demográfico de 2022. A jornada de trabalho mínima indicada para o recenseador é de 25 horas por semana, além da participação obrigatória no treinamento.

O contrato de trabalho terá duração de três meses, podendo ser prorrogado.

Requisitos para a função

Para o desempenho das funções o candidato deverá possuir habilidade em se comunicar, conduzir entrevistas e coletar corretamente dados utilizando o equipamento fornecido pelo IBGE. Além disso, é necessária habilidade em interpretar mapas e identificar corretamente os limites dos setores. Como é um trabalho em campo (na rua), o recenseador deverá ter boa capacidade de locomoção em diversos tipos de terrenos, inclusive alguns de difícil acesso. O recenseador deve possuir agilidade para realizar as tarefas dentro do prazo estabelecido, seguindo corretamente o cronograma e o padrão de qualidade exigido.

O requisito mínimo para concorrer ao cargo é possuir Ensino Fundamental completo.

Etapas do Processo Seletivo

Este processo seletivo não terá provas. Os candidatos serão selecionados através de análise de títulos. Cada título apresentado receberá pontuação correspondente.
O candidato será classificado de acordo com a pontuação atribuída ao(s) seu(s) título(s). O valor máximo é 10 pontos.

Todos os certificados e diplomas deverão ser devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
Serão aprovados no processo seletivo os candidatos que obtiverem pontuação superior a 1 ponto na Análise de Títulos. A classificação se dará pela pontuação alcançada no título e, se a classificação estiver dentro do número de vagas, o candidato será classificado.

Após classificados na seleção de títulos, os candidatos serão convocados a realizar um treinamento, de acordo com a ordem da sua classificação.

O treinamento, realizado pelo IBGE, será de caráter eliminatório e classificatório e terá duas etapas: autoinstrução e presencial.

A etapa de autoinstrução consta da leitura prévia do Manual do Recenseador, disponibilizado através do site do IBGE.

A parte presencial do treinamento terá duração total de cinco dias, oito horas por dia. Ao final do treinamento os candidatos farão um teste final.

As datas e locais para a realização do treinamento serão divulgados futuramente através do site do Censo 2022.

Inscrições

Os interessados em realizar esse Processo Seletivo deverão efetuar a inscrição até o dia 15/06/2022 através do site do IBGE. A inscrição é gratuita, sem cobrança de taxas.

O candidato deverá preencher corretamente o formulário de inscrição e enviar o para o e-mail da unidade da localidade de seu interesse.

Juntamente com o formulário, o candidato deve encaminhar a cópia do documento de identidade e a titulação acadêmica.

A previsão para a divulgação do resultado final do processo seletivo é dia 30 de junho de 2022.

Para mais informações acesse aqui o Edital completo.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.