Novo Concurso do Senado Federal 2022


Senado Federal confira realização de novo concurso público 2022. Confira aqui mais detalhes sobre a seleção.

Os concurseiros que estavam de olho em vagas no Senado Federal tiveram uma boa notícia na última semana. Isso porque foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) e no Basf (Boletim Administrativo do Senado Federal), a autorização para a realização de um novo concurso público para preenchimento de vagas e cadastro reserva no Senado.


De acordo com as informações que foram passadas, ao todo o novo processo seletivo deve ofertar 19 vagas.


Vale lembrar que na última quinta-feira, dia 7 de abril, o senador Weverton (do PDT do Maranhão), que atualmente é o quarto secretário da Comissão Diretora do Senado, já havia confirmado a realização deste novo concurso.


Com relação às vagas ofertadas, elas são todas de nível superior e divididas por níveis (divisão da carreira através da escolaridade e complexidade das atribuições) e padrões (posição na escala de vencimentos da carreira).


Confira aqui mais detalhes sobre as vagas:

  • Advogado Nível 3 Padrão 41: Na especialidade em Advocacia (uma Vaga).
  • Analista Legislativo Nível 3 Padrão 36: Na especialidade em Arquivologia (uma vaga), Administração (uma vaga), Contabilidade (uma vaga), Assistência Social (uma vaga), Informática Legislativa (uma vaga), Enfermagem (uma vaga), Registro e Redação Parlamentar (uma vaga), Processo Legislativo (uma vaga), Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (uma vaga) e Engenharia do Trabalho (uma vaga).
  • Consultor Legislativo Nível 3 Padrão 41: Nas especialidades Assessoramento Legislativo (uma Vaga) e Assessoramento em Orçamentos (uma vaga).
  • Técnico Legislativo Nível 3 Padrão 21: Na especialidade em Policial Legislativo (seis vagas).

A comissão organizadora deste concurso será formada por um representante de cada um dos seguintes setores do Senado: Secretaria de Polícia, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria de Administração de Contratações, Advocacia do Senado e Diretoria Geral. Já a presidência e vice-presidência da comissão organizadora será dos representantes da Primeira Secretaria e da Diretoria Geral. Sendo que a nomeação dos representantes da Comissão Examinadora, assim como a aprovação do Regulamento do Concurso, será feito pela Diretoria Geral.

O Senado deve indicar os nomes dos componentes da Comissão Examinadora do certame nos próximos dias. Feito isso, a comissão deverá iniciar o processo para realização do exame e escolha da banca organizadora. Até lá, resta aos interessados se prepararem para o concurso público e ficarem atentos a novas notícias. Vale lembrar que assim que novas informações forem divulgadas, estaremos informando aqui em nosso site os detalhes em primeira mão.

Sobre o Senado Federal

O Senado Federal é a principal câmara alta do Congresso Nacional. Ela faz parte do Poder Legislativo da União, junto com a Câmara dos Deutados.

Atualmente o Senado tem como presidente Rodrigo Pacheco (PSD, no cargo desde 1º de fevereiro de 2021). Já o Líder da Maioria é Renan Calhaaeiros (MDB), enquanto o Líder da Oposição é Randolfe Rodrigues (REDE), por fim ainda temos Jean Paul Prates (PT) como Líder da Minoria. Vale lembrar que o cargo de Líder do Governo atualmente está vago.

Falando um pouco sobre a sua história. O Senado Federal teve como sua primeira sede o Palácio do Conde dos Arcos, localizado na cidade do Rio de Janeiro, tendo ficado por lá até o ano de 1925. De lá, o Senado Federal foi transferido para o Palácio Monroe,onde ficou até o ano de 1960. A partir de 1960, o Senado foi transferido e passou a atuar na cidade de Brasília, no Palácio Nereu Ramos, junto com a Câmara dos Deputados.

Uma coisa interessante é que a Biblioteca do Senado, também conhecida como Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, é considerada uma das mais antigas do Brasil, sendo fundada no ano de 1826. Ao todo, a biblioteca possui mais de 3 milhões de peças, entre livros e recortes de jornais.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.