Novo Concurso do Detran RN 2022 – Previsão de Edital




Governo do Rio Grande do Norte confirma realização de Novo Concurso Público 2022 para o Detran RN.

Novos concursos públicos estão sendo preparados nos Estados da Região Nordeste do Brasil, neste primeiro semestre de 2022.


Um dos próximos certames vai prover cargos no Detran (RN), ou Departamento Estadual de Trânsito, unidade pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte, o qual tem previsão para este primeiro trimestre. Depois de solicitado, a autorização foi confirmada pelo governo daquela Unidade Federativa, em conjunto com a própria secretaria de recursos humanos, após reunião dos setores. Os postos e carreiras a serem contemplados aguardam confirmação nas próximas semanas.

A comissão ainda segue em trabalhos para determinação da empresa que vai exercer a função de banca regente da seleção. Assim que o contrato com a banca estiver fechado, o edital será publicado para início do concurso.

Este processo de seleção está sendo aguardado desde o ano de 2020, sendo aquele o momento em que até a comissão organizadora estava reunida, à qual incumbia a tarefa de determinar a instituição que atuaria como banca organizadora. Por conta da pandemia, o processo seletivo permaneceu em suspenso. Naquele momento, o trâmite estava elencando vagas para carreiras na área assistente técnico e na de assessor técnico, as quais exigem dos pretendentes porte de certificado em nível médio e universitário. Portanto, a expectativa é a de que estes mesmos cargos estejam no cronograma, porém, tudo isso será confirmado pelo edital de abertura.

Para orientar os futuros candidatos, segue um histórico sumário do certame passado, pelo Detran (RN):

Aquele processo seletivo foi realizado há 12 anos, e na ocasião estavam disponíveis em torno de 285 postos para carreiras que exigiam graduação em ensino médio, formação técnica e universitária. Naquele concurso a função de banca organizadora ficou nas mãos da Fundação Getúlio Vargas, FGV. Os postos abertos, então, se destinaram às carreiras de assessor técnico; na área de assistente técnico; na função de analista em suporte; na área de eletricista; cargo de programador e na função de vistoriador.

Leia também:  Concurso Compesa-PE 2018 - Previsão de Edital

A prova objetiva foi estruturada dentro do seguinte parâmetro: o caderno conteve em torno de 60 questões, versando sobre o conteúdo programático a seguir: 12 questões versando em língua portuguesa; seis questões em informática; 24 questões na área de técnicas; 12 questões na área de legislação do trânsito e as demais seis versando em conhecimentos gerais.

É muito provável que o próximo concurso seja estruturado nesse mesmo itinerário, sobretudo se a banca organizadora eleita for a mesma do certame de 2010. É importante lembrar que todos os concursos atuais estão provendo vagas para ocupação imediata e formação do cadastro reserva de pessoas. Período de inscrição, datas de provas, conteúdo programático, valor da taxa cadastral, valores dos salários, cargos a serem preenchidos, entre outros detalhes serão anunciados nas próximas semanas.

Sumário das informações principais:

Novo concurso para cargos no Detran (RN), ou Departamento Estadual do Trânsito, unidade pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte. Período de inscrição, datas de provas, conteúdo programático, valor da taxa cadastral, valores dos salários, cargos a serem preenchidos, entre outros detalhes, serão anunciados nas próximas semanas. A perspectiva é de prover vagas nas seguintes funções: para Analista, na área de Assistente; no setor de Eletricista; na área de Programador e de Assessor. Os departamentos de atuação dos futuros servidores serão definidos em breve, conforme segue a confecção do edital. Requisitos acadêmicos para ingressa na seleção: conclusão em nível médio, formação técnica e graduação universitária.

As lotações dos postos se darão unidades de atendimento do órgão, naquele Estado.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *