Concurso TJ SC 2022: 23 vagas (notarial e registro)


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), publicou recentemente edital que visa contratar profissionais para repor vinte e três (23) vagas em cargos ligados à atividade notarial e de registro do Estado.

A forma de ingresso se dará por provimento ou por remoção, sendo que cada modalidade conta com diferente número de vagas e requisitos para inscrição. O responsável pela organização do concurso é o Cebraspe. Vamos, então, saber mais sobre o edital.


Sobre o número de vagas e requisitos para inscrição


Como dissemos, são 23 vagas, as quais dividem-se em:


Por provimento: ao todo, destinam-se a essa modalidade de ingresso dezesseis (16) vagas, sendo que três (3) dessas são reservadas para candidatos negros, uma (1) é reservada para candidatos que possuam alguma deficiência, enquanto as outras doze (12) vagas são para ampla concorrência.


Candidatos interessados em concorrer na modalidade de provimento precisam possuir diploma de nível superior em bacharelado em Direito, registrado e ligado à instituição reconhecida pelo MEC; ou, ainda, ter experiência de dez anos comprovada em cargos ligados à serviço notarial ou de registro

Por remoção: nessa modalidade, são para apenas sete (7) vagas disponíveis, todas destinadas à ampla concorrência.

Candidatos que desejam concorrer nessa modalidade precisam, obrigatoriamente, ter experiência comprovada de dois anos ou mais exercendo atividade ligada ao serviço notarial, ou de registro.

Inscrição TJ SC 2022

As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, através do site https://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_sc_22_notarios. A taxa de inscrição é de 350,00 reais, e deve ser paga por meio de GRJ impreterivelmente até a data de 19 de agosto de 2022. Candidatos que não pagarem a taxa não terão sua inscrição efetivada.

As inscrições estarão abertas a partir das 10h da manhã do dia de 20 de julho e encerram-se às 23h59 min do dia 18 de agosto deste ano.

Candidatos que se encaixem nos critérios, podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, no período de 20 de julho até 2 de agosto.

No momento da inscrição, o candidato deve concordar com os termos do edital e sinalizar que concorda que seus dados pessoais sejam processados de modo a possibilitar a realização do concurso.

Em seguida, o candidato precisa preencher a ficha com o seu CPF e fazer upload de uma foto sua, na qual apareçam seus ombros e sua cabeça. É fundamental que a foto tenha sido tirada há, no máximo, seis meses. Após finalizar a inscrição, é necessário acompanhar, no site do Cebraspe, se a foto enviada foi aceita para o concurso.

Sobre as etapas de avaliação

O concurso consta de seis etapas:

  1. A primeira, de caráter eliminatório, consiste em uma prova objetiva com 100 questões de diferentes áreas do conhecimento (Direito administrativo, direito penal, direito comercial, direito constitucional, direito processual penal, direito tributário, registros públicos, direito processual civil, direito constitucional e conhecimentos gerais). A princípio, a primeira etapa deve acontecer no dia 18 de setembro.
  2. A segunda etapa, cujo caráter é eliminatório e classificatório, será escrita e prática, pois exige a elaboração de um texto dissertativo, resposta a quatro questões discursivas e uma peça prática.
  3. A terceira etapa, também eliminatória, consiste em comprovar os requisitos;
  4. A quarta etapa compreende o exame psicotécnico e análise da experiência e vida pregressa dos candidatos;
  5. A quinta etapa consiste em uma prova oral que contemplará as mesmas áreas da primeira etapa, acrescentando apenas mais a área de Língua Portuguesa;
  6. Por fim, a sexta etapa, de caráter classificatório, consiste na realização do exame de títulos.

Todas as etapas acontecerão na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

Saiba mais

Para acessar diretamente a página do concurso na qual está disponível o edital e o espaço para realizar as inscrições, assim que estas forem abertas, basta clicar aqui. Caso você tenha dúvidas sobre o edital, é possível escrever para a Cebraspe através deste e-mail: sac@cebraspe.org.br.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.