Concurso Senado 2022 tem 19 vagas: cargos, inscrição e provas


O Concurso do Senado Federal 2022 vai prover 19 vagas de trabalho.

Portanto, está em trâmite toda a documentação para realizar o certame que vai dispor de postos vitalícios no Senado. Após breve reunião junto à Mesa-Diretora na qual compareceu o presidente do órgão, e atual presidente do senado, foi autorizada a solicitação do concurso para este ano. Provavelmente, segundo nota, da própria comissão este concurso será aberto neste primeiro semestre, e as provas poderão ser agendadas para o mês de julho.


A meta deste processo de seleção é disponibilizar até 19 postos para funções específicas, cuja divisão será a seguinte: seis vagas destinadas ao cargo de Policial Legislativo; os demais cargos serão exercidos no setor que forma o quadro de servidores da própria Casa.

É importante frisar, conforme os dados já publicados sobre a seleção, que neste próximo certame os cargos reservados à função de Policial Legislativo estão dentro de outro padrão de requisitos. Anteriormente, esta ocupação tinha por exigência apenas nível médio de formação colegial, porém, neste ano, o requisito avança para cobrança de graduação universitária.


Estas novas exigências e alterações estão registradas na ata da reunião ocorrida, e cuja publicação se deu no dia oito deste mês de abril, de modo a confirmar as informações essenciais que vão compor o edital. Outro detalhe a ser observado é o de que este certame para cargos no senado está será realizado dentro da chamada Proposta Orçamentária, prevista para este ano de 2022.


O último concurso para vagas no mesmo setor foi realizado há mais de cinco anos, e um projeto para novo certame está sendo movido desde o ano de 2019, quando a mesma comissão, que agora trabalha no edital, formou-se. Este mesmo concurso não foi realizado antes por conta da pandemia que se instalou e obrigou a uma série de decretos restritivos, acarretando a revogação da turma de servidores que ia projetar o edital, no ano de 2020.


Apesar do entrave da pandemia, todo o projeto essencial deste mesmo certame estava em processo de anúncio, naquele ano, repleto de informações sobre as datas das provas, período de inscrição e outras informações, incluindo a quantidade de postos que, na ocasião, foi 40 (o dobro de agora), para este órgão e suas funções específicas.

Nesta edição, devido às recentes movimentações, a quantidade de será de apenas 19 postos, conforme anunciado acima.

Sobre as profissões e seus salários no Senado, seguem as informações necessárias:

De acordo com o projeto fundamental para este certame, o mesmo divulgado no ano de 2020, as remunerações para estas funções variam entre os valores de 19 e 33 mil reais, em conformidade com o setor de atuação. Confira:

Na área de Advogado, vencimento de 33.461 reais; na área de Analista Legislativo, vencimento no valor de 25.897 reais; na área de Técnico Legislativo, vencimento no valor de 19.427 reais. Os salários são encorajadores. O leitor deve perceber que estas vagas exigem, no mínimo, formação técnica e universitária. Vale a pena conferir.

Resumo

Novo certame para funções no Senado, 2022. Solicitação de seleção já autorizada. Detalhes como: data de provas, período de inscrições, banca organizadora, taxas de cadastro e outros detalhes serão divulgados durante este mês. Vagas para as funções de Policial Legislativo, Analista Legislativo e outras funções. Nível acadêmico cobrado: graduação universitária. Vencimentos iniciais entre 19 e 33 mil reais. Edital previsto para este primeiro semestre.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.