Concurso Receita Federal 2022 – Previsão de Edital


Receita Federal recebe autorização para realização de novo concurso público 2022. Edital deve ser publicado em breve.

Está sendo aguardada a confirmação do concurso para a Receita Federal, que pretende oferecer 699 vagas. Os cargos são de Auditor Fiscal e Analista Tributário.


Olha só que boa notícia para quem já pensa em participar do próximo concurso da Receita Federal. No dia 17 de fevereiro, o site da Receita noticiou que o novo certame pode ser autorizado já durante o mês de março. As informações são as de que o secretário do órgão, Júlio César Vieira Gomes, teve uma reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o assunto. Durante o encontro, que aconteceu na última quinta-feira, o Ministro teria se manifestado de forma positiva em relação a reivindicação.


Paulo Guedes falou sobre o orçamento e a possibilidade de novas contratações. De acordo com o Ministro, a realização deste concurso está passando por uma revisão e pode sim ser autorizado. Para isso, só é preciso esperar pelo resultado de uma avaliação que será realizada relativa ao bimestre, que mostrará as despesas e a receita do período. Após essa avaliação, que acontece já no próximo mês, poderá ser dado o consentimento pela Secretaria de Orçamento Federal para o concurso. Logo após esse aval, segundo Leonardo Sultani, secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, pode acontecer o anúncio oficial.


Aprovados serão convocados somente em 2023

Na ocasião, também se falou sobre não ser possível nomear qualquer candidato aprovado durante este ano. Isso se deve ao fato de ser 2022 um ano em que haverá eleições, portanto não podem ser feitas novas nomeações. Por esta razão, os que forem aprovados só poderão ser chamados para assumir os seus cargos em 2023.


Ao final da reunião, Guedes e Caio Mário Paes de Andrade (secretário especial de desburocratização, Gestão e Governo Digital) assumiram o compromisso de até o fim de março finalizar o cronograma com a possível autorização para o processo seletivo.

Detalhes sobre as vagas

Apesar de não ter sido ainda confirmado o número de vagas que será oferecido neste concurso, há a solicitação para que sejam preenchidas 669 vagas. Entre elas, 469 para a função de analista tributário e as 230 restantes para auditor fiscal. Para ambas, é preciso ter o diploma de curso superior. As vagas podem ser disputadas por pessoas com formação em áreas distintas, pois não há uma exigência específica sobre curso.

A remuneração para qualquer uma das vagas é um dos atrativos para concurseiros de todo o país. O salário inicial pago ao Analista Tributário é de R$12.142,39. Os Auditores Fiscais iniciam na função com a remuneração mensal de R$21.487,09.

Taxa de inscrição

Como é comum nos concursos públicos, é provável que haja a cobrança de uma taxa dos participantes. Mas, por enquanto ela ainda não foi definida. Alguns candidatos que se enquadrem em determinados grupos, como aqueles que são inscritos no CadÚnico, têm a possibilidade de solicitar a isenção. É preciso ficar atento ao prazo, após a publicação do edital, para não perder a oportunidade.

Quando foi o último concurso da Receita Federal

O mais recente concurso para o órgão aconteceu no ano de 2014. Foram ofertadas na ocasião 1.026 vagas para Assistente Técnico Administrativo, com lotação no Ministério da Fazenda. A disputa envolveu número superior a 263 mil candidatos, o que representava mais ou menos 257 por cada vaga disponível. Neste mesmo ano, houve concurso para selecionar Auditores, onde foram oferecidas 278 vagas. Para o cargo, se inscreveram 68.550 pessoas. Para Analista, a última seleção foi em 2012.

O que deve ser estudado

Para começar a se preparar para as provas, podem ser estudadas disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e espanhol), Raciocínio Lógico, Direito (Constitucional, Administrativo e Tributário), Administração Pública e Geral, Contabilidade, Legislação Tributária e Comércio Internacional e Legislação (Aduaneira e Tributária).


Henri Silva


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.