Concurso Receita Federal 2022 é autorizado


O concurso público da Receita Federal foi autorizado e irá ofertar 699 vagas de emprego nos cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário.

Os concursos públicos estão começando a se avolumar nesse fim de primeiro trimestre de 2022. O próximo certame vai prover vagas no órgão da Receita Federal, cuja solicitação foi recentemente aprovada. Este processo de seleção já tem alguns detalhes de seu futuro edital revelados. O setor da Receita Federal constitui um dos mais importantes, por conta da urgência das vagas, em diversos de seus departamentos, segundo confirmação do próprio ministro da economia, senhor Paulo Guedes.


Assim, os dados de confirmação do certame foram anunciados pela intranet deste órgão, após reunião efetuada no último dia 17 deste mês de março. A comissão regente, formada por servidores do órgão, está trabalhando nesse momento para estruturar o texto de edital. Segundo a presidência da bancada, este certame deverá ser aberto ainda nesse primeiro semestre e vai abrir previsão de nomeações para cargos, dos aprovados, até o próximo ano, 2023.


O próprio ministro da economia anunciou que todas as autorizações para realização de seleções estão passando por rigorosas revisões, de modo que se enquadrem, entre outros, nas licitações. Entretanto, por conta de certa urgência já declarada pela direção da Receita Federal, e por meio do secretário especial do órgão, o Ministério da Economia avaliou em favor da necessidade de se efetuar este certame. Assim, está definido que a comissão seguirá nos trabalhos de definição do evento.


Outro detalhe importante, já anunciado, este certame será realizado de modo manter longa continuidade no sentido de acelerar a reposição dos servidores, que poderá ser realizada de modo frequente, até que se complete a ocupação de todos os postos necessários e a situação do órgão esteja regularizada. Essa meta, que está sendo estabelecida, pode ser um positivo indicativo de que mais concursos nesse setor serão realizados, na sequência, por exemplo, já no próximo ano.


Detalhes já confirmados sobre o edital:

No total, este próximo certame terá por escopo preencher em torno de 699 postos vitalícios, que serão distribuídos entre os seguintes cargos: na função de Auditor Fiscal e na função de Analista Tributário, cujo critério de ocupação, por seções, será o seguinte:

A – Na área de Auditor Fiscal: o número de postos para ocupação imediata será de 230. A meta de nomeações por convocação é de 287 concorrentes aprovados.

B – Na área de Analista Tributário: o número de postos para ocupação imediata será de 469. A meta de nomeações por convocação é de 586 concorrentes aprovados.

Vale recordar que a solicitação do concurso foi efetuada no segundo semestre do ano passado, entretanto, é de grande relevância fazer notar que este número total de cargos a ser disponibilizado poderá ser alterado, dado que a avaliação sobre a situação de vacâncias, no órgão, ainda não foi concluída. A nova publicação também apontou para a Proposta Orçamentária, planejada para este ano de 2022, explica que havia uma previsão de orçamento definida para a consecução de novos certames para o órgão. Para completar, outra reunião, organizada pelo secretário especial do departamento do órgão da Receita, o líder auditor fiscal reuniu-se com o Ministro da Economia, para firmar os demais detalhes que vão entrar na pauta.

Resumo das informações:

O próximo certame vai prover vagas no órgão da Receita Federal, em todo o Brasil. Será disponibilizado, inicialmente, o total de 699 postos vitalícios, que serão distribuídos entre os seguintes cargos: na função de Auditor Fiscal e na função de Analista Tributário. Outros detalhes como: período de inscrições; taxa cadastral; datas de provas; matérias programáticas serão anunciadas na próxima semana.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.