Concurso PMPA 2022 – Inscrições, Vagas


A Polícia Militar do Estado do Pará está com 110 vagas abertas em seu novo Concurso Público 2022.

Outro grande concurso está oficialmente aberto na região Norte do Brasil. Trata-se do certame que vai prover cargos efetivos no departamento da Polícia Militar do Estado do Pará. Este processo seletivo está disponibilizando 110 postos para carreiras de nível médio e universitário.


Conforme os dados no edital, este concurso tem por meta inicial realizar o Curso de Formação para Oficiais, cujo itinerário será de dez meses, na escala de regime em tempo integral e exclusiva dedicação, de modo a atender a todas as exigências curriculares que são parte do binômio de ensino e de aprendizagem. Assim que a etapa do Curso para Habilitação dos Oficiais da Polícia Militar estiver concluído, os novos servidores militares serão encaminhados para as lotações nas funções e localidades do interesse de cada um, conforme a disponibilidade dos postos. Estes cargos serão lotados em todos os distritos, e Capital, no Estado do Pará.


Distribuição das carreiras conforme o setor:

1 – Na área de Oficiais em Administração: QOAPM. 98 cargos;


2 – Na área de Oficiais Especialista no setor de Saúde: QOEPM. Nove postos;


3 – Na área de Oficiais Especialista como Músicos: QOEPM. Três vagas.

A inscrição neste certame deverá ser efetuada seguindo os passos abaixo indicados:

Todos os cidadãos do Pará, que tenham interesse, necessitam preencher a ficha cadastral disponível no site da banca que rege a organização do edital, a instituição Fadesp: http://concursos2.fadesp.org.br/pmpa2021/web/index.php. O prazo para cadastro das inscrições iniciou no dia seis deste mês e seguirá até o dia 20, janeiro. Portanto, o cadastro é efetuado apenas via online. A taxa cadastral está determinada na faixa de 150 reais. O boleto deverá ser impresso e a quitação do mesmo pode ser realizada em casas lotéricas, agências bancárias até o prazo do dia 21 deste mês.

Itinerário da seleção resumido:

Este processo seletivo vai ocorrer de modo a avaliar cada inscrito, considerando os documentos solicitados e entregues, histórico escolar e social. A primeira fase será de resolução dos blocos de provas com questões objetivas, seguidas dos exames médico e psíquico, aferição da capacidade física para exercer a função. Todas as etapas serão efetuadas na modalidade eliminatória e classificatória. O início dos testes será no dia 20 do mês vindouro, fevereiro. Locais e horários de execução das fases serão anunciados nos próximos dias.

Sobre o conteúdo de estudo programático:

As matérias selecionadas abrangem as disciplinas basilares, incluindo a língua portuguesa; conhecimentos básicos sobre as atualidades do mundo; na área de raciocínio lógico; em noções sobre direito constitucional e na área de direito administrativo; conhecimentos fundamentais em direito penal e na área de direito processual penal; em matéria de direito penal militar e em direito processual penal no setor militar; conhecimentos na área de legislação especial e noções na área dos direitos humanos; em matéria de legislação institucional.

Resumo dos dados apresentados:

Novo certame com objetivo de prover a admissão de aspirantes cadetes no Curso de Habilitação dos soldados para o Quadro de Oficiais da Polícia Militar, unidade regional do Estado do Pará.

A taxa cadastral está determinada na faixa de 150 reais. Período de inscrição entre os dias seis (6) e 20 deste mesmo mês, janeiro.

Etapas dos testes para aprovação ou eliminação:

1 – A primeira fase: distribuição das provas contendo questões objetivas e dissertativas, no dia 20 de fevereiro;

2 – A segunda fase: o processo de análise sobre a psique de cada concorrente, marcada para o dia 10 do mês abril;

3 – A terceira fase: processo de avaliação sobre as condições de saúde de cada participante, entre os dias 7 e 8 do mês maio;

4 – A quarta fase: avaliação final sobre resistência física, entre os dias 28 e 29 de maio.

Acesse: https://portalfadesp.org.br/?page_id=23360.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.