Concurso PM SP 2022: 2700 vagas para soldado (requer ensino médio)


Na última quarta-feira, dia 22 de junho, foi divulgado o edital n. DP-1/321/22, que rege o concurso público da Polícia Militar do estado de São Paulo.

O concurso objetiva preencher 2700 vagas para soldado de 2.ª Classe do Quadro de Praças da PM, e os cargos destinam-se tanto para candidatos homens quanto para candidatas mulheres, uma vez que já tenham concluído o ensino médio. A seguir, apresentamos mais informações sobre o concurso da PM de São Paulo.


Requisitos para inscrição PM SP 2022

Os candidatos que desejam se inscrever para participar do concurso precisam ser brasileiros; ter idade entre 17 e 30 anos; candidatas mulheres precisam ter, no mínimo, 1,55 m de altura, enquanto candidatos homens precisam ter, no mínimo, 1,60 m de altura; tatuagens serão aceitas desde que respeitem os valores éticos da PM, respeitem as instituições democráticas e os direitos humanos, bem como não demonstrem preconceitos de origem, credo, sexo ou raça; entre outros requisitos.


Já quando selecionados, são requisitos para a posse: ter a aptidão física necessária; ter perfil psicológico; ter boa saúde tanto mental quanto física; ter, pelo menos, o ensino médio já finalizado; possuir habilitação “B” e “E”, entre outras.


Inscrições PM SP 2022

As inscrições serão abertas às 10h do dia 24 de junho (sexta-feira) e serão encerradas as 23h59min do dia 20 de julho. Além disso, serão feitas apenas pela internet, no site da FGV: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmesp22.


Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar a página da FGV, por meio do link informado acima; preencher os dados necessários à ficha de inscrição; escolher em qual cidade deseja realizar as provas de conhecimentos I e II entre as seguintes opções: São Paulo, Campinas, Santos, Araçatuba, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru ou São José dos Campos; pagar a taxa de inscrição no valor de R$57,00 até o dia 21 de julho de 2022; entre outras, descritas no edital.

Leia também:  Concurso Prefeitura POA RS 2022: vagas para nível médio de ensino

Etapas do Concurso PM SP 2022

– A primeira etapa consiste no chamado Exame de conhecimentos, composto por uma prova objetiva, de caráter tanto classificatório quanto eliminatório, composta por 15 questões de matemática, 20 de língua portuguesa, 15 questões de conhecimentos gerais (geografia geral e do Brasil; história geral e do Brasil, atualidades), 5 questões sobre algumas noções de informática e 5 questões acerca de noções sobre administração pública (todos os conteúdos que serão exigidos no exame estão descritos no anexo B do edital);

– A segunda parte da primeira etapa corresponde a uma prova dissertativa, também eliminatória e classificatória. Nesta etapa, os candidatos devem escrever uma dissertação em prosa que respeite as normas da língua portuguesa e demonstre bons argumentos e domínio linguístico;

(As provas objetiva e dissertativa serão realizadas no dia 4 de setembro, a princípio, e ocorrerão no mesmo momento, tendo duração máxima de 5 horas).

– A etapa seguinte corresponde à realização de exames físicos que têm como objetivo avaliar a capacidade física dos candidatos, etapa também eliminatória;

– Na sequência, serão realizados exames de saúde;

– Na etapa seguinte, os classificados passarão por exames psicológicos;

– A próxima etapa corresponde à avaliação da conduta social, idoneidade e reputação dos candidatos;

– A etapa seguinte diz respeito à análise de documentos (RG, CPF, título de eleitor, comprovante de PIS/PASEP, certidão de nascimento, diploma de conclusão do ensino médio, histórico escolar, CNH, entre outros).

Sobre a remuneração

Candidatos selecionados receberão salário base de R$ 3.875,27 mensais.

Tempo de treinamento

Candidatos aprovados terão cerca de um ano de treinamento na ESS (Escola Superior de Soldados), que fica na cidade de São Paulo e, posteriormente, irão reforçar a equipe da PM em todo o estado.

Leia também:  SPDM promove Novo Concurso Público no Rio de Janeiro (RJ)

Saiba mais

Para acessar diretamente a página do concurso, basta acessar este link. Se preferir conferir diretamente o edital, basta clicar aqui.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.