Concurso PM SP 2022 – 2700 vagas – inscrições, salários


Concurso da PM SP abre inscrições de 24 de junho a 20 de julho de 2022

Mais um certame público está oficialmente aberto ao público. A seleção que vai prover cargos no órgão da Polícia Militar pertencente ao Estado de São Paulo teve seu edital publicado no dia 22 deste mês de junho. os postos serão destinados à carreira de Soldado PM de Segunda Classe, para o Quadro de Praças da Polícia Militar, como servidores, conforme a última edição do Diário Oficial daquele Estado.


Este processo de seleção está sendo regido pela Fundação Getúlio Vargas, como banca organizadora. É a primeira vez que nova instituição atua nessa função neste tipo de concurso, geralmente regido pela Fundação Vunesp, especializada na área de Polícia Estadual.


Este certame está disponibilizando em torno de 2.700 postos efetivos, para regime estatutário, com remuneração inicial, na função de soldado da Polícia Militar de São Paulo, está no teto de 3.875 reais, cuja estrutura é: 1.544 reais do vencimento; 1.544 reais no regime Especial do Trabalho Policial e mais 785 reais em insalubridade.


Requisitos básicos que tornam os pretendentes aptos para ingressar no concurso:


Estar em idade mínima de 17 e máxima de 30 anos; ter porte mínimo 1,55 (atura) no caso das mulheres, e 1,60 para os homens; apresentar diploma de conclusão de ensino médio (escolaridade mínima); portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em uma de duas categorias: B ou "E".

Modo de cadastrar inscrição:

Os futuros candidatos, interessados em participar deste certame da PM de São Paulo, deverão inscrever-se do dia 24 deste mês, junho, e o dia 20 do mês de julho (2022), acessando o portal digital da banca, no link: https://conhecimento.fgv.br/concursos. Finalizada a inscrição, todos deverão efetuar a impressão do boleto contendo o valor do cadastro, de 57 reais.

No ato de cadastro, cada pretendente deverá optar por uma comarca de realização das provas. As cidades de aplicação serão as seguintes: cidade de Araçatuba; em Bauru; em Campinas; município de Piracicaba; em Presidente Prudente; município de Ribeirão Preto; em Santos; em São José do Rio Preto; em São José dos Campos; na Capital São Paulo ou em Sorocaba.

Todos os inscritos na situação de estudantes ainda matriculados e ativos no ensino médio, que estejam cursando o pré-vestibular ou já cursando nível universitário, ou mesmo pós-graduação, recebendo vencimentos inferiores a dois salários-mínimos, ou que estejam sem emprego, terão direito a solicitar os 50% de redução sobre o valor da taxa cadastral. Este serviço deverá ser solicitado entre os dias 24 e 28 deste mês.

Fases do processo seletivo:

Esta seleção para vagas na Polícia Militar Estadual de São Paulo será realizada por meio das seguintes etapas:

– Inicia pela aplicação das provas objetivas, em caráter eliminatório e classificatório;

– Segue com os testes de aptidão física, somente em modo eliminatório;

– Os exames sobre a saúde, apenas em modo eliminatório;

– Segue com o exame psicológico, em modalidade eliminatória;

– Análise sobre o histórico da conduta social, sobre a reputação e qualificações, em modalidade eliminatória;

– Avaliação sobre a documentação, em modalidade eliminatória.

A etapa inicial dos testes vai abranger a aplicação dos cadernos de prova objetiva e prova dissertativa (redação), que está agendada para se realizada no período vespertino do dia quatro (4) do mês de setembro, com duração máxima de cinco (5) horas.

A prova objetiva conterá cerca de 60 questões de tipo múltipla escolha, abrangendo todo o conteúdo programático do certame: sobre Língua Portuguesa e Interpretação de textos; na área de matemática; em Conhecimentos Gerais; em Noções Básicas no setor da Informática e em Noções no setor de Administração Pública.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.