Concurso PM-ES 2022 – inscrições, salário, vagas


PM do Espírito Santo está com inscrição aberta para preencher mais de 1000 vagas em concurso público

Novo processo seletivo está sendo promovido pelo governo do Estado do Espírito Santo e vai prover cargos na instituição da Polícia Militar. O vencimento mensal está na escala de 3.735 reais. A meta é preencher 1.052 postos, dos quais 1.000 destinados à função de soldado combatente; 30 reservados para o posto de soldado auxiliar em saúde e 22 postos para a função de soldado músico.


Requisitos indispensáveis

Todas as pessoas interessadas em participar do certame deverão apresentar certificado de conclusão em nível médio de escolaridade; portar a Carteira Nacional de Habilitação em categoria B, estar em idade mínima de 18 anos e máxima de 28, até a data de inscrição neste concurso.


Os concorrentes ao cargo de soldado auxiliar no setor de saúde deverão apresentar, obrigatoriamente, certificado de formação em curso técnico no setor de técnico de saúde bucal; técnico em enfermagem; técnico em veterinária; em farmácia ou na área de laboratório.


Inscrições

O período de cadastro das inscrições iniciou no dia sete (7) deste mês de junho. o preenchimento da ficha é realizado via acesso ao site do próprio governo estadual: www.institutoaocp.org.br. O prazo de inscrição finaliza no dia sete (7) do próximo mês de julho.


Sequência de fases

  • Aplicação dos cadernos de provas objetivas e provas discursivas;
  • Disponibilização de toda a documentação preliminar necessária, avaliação da idade, em modo classificatório e eliminatório;
  • O exame de aferição sobre aptidão física, apenas eliminatório;
  • A análise psíquica de cada candidato, somente eliminatório;
  • Execução do teste prático de música (apenas para o posto de soldado músico);
  • O processo de investigação social sobre os candidatos, somente eliminatório;
  • A fase dos testes sobre a saúde, abrangendo exame toxicológico, fase eliminatória;
  • Fase classificatória e eliminatória definitiva, para efetuar a matrícula em curso de formação;
  • A fase de entrega de todos os documentos dos concorrentes classificados para a matrícula no curso de formação. Modo classificatório e eliminatório;
  • Ingresso no Curso de formação dos soldados. Fase eliminatória e classificatória dentro da finalidade do resultado definitivo do certame;
  • Classificação final da seleção, homologação dos candidatos aprovados.

Sobre a fase de formação

Todos os concorrentes nomeados nas duas fases iniciais serão encaminhados à formação superior em tecnologia do setor de segurança pública, constituindo o curso de graduação dos soldados.

Este processo consistirá em 1.650 horas aula ao longo de prazo determinado, recebendo auxílio inicial mensal no teto de 1.505 reais, acrescidos de 300 reais em auxílio alimentação. Todos os classificados na formação serão promovidos ao cargo de soldado da Polícia Militar, recebendo o mensal no valor de 3.735 reais, suplementados do vale alimentação de 300 reais.

Em nota, o governo do Estado explica que todos os concorrentes irão avançar nas etapas iniciais (curso de graduação), que ocorrerão no primeiro semestre do próximo ano de 2023.

Postos de oficiais: junto às funções de soldados, a partir do dia 14 do mês de julho a Polícia Militar vai iniciar o período de inscrições para formação de servidores no quadro dos oficiais da saúde na corporação. Processo seletivo simplificado.

Será ofertada a quantidade de 20 cargos na área de oficiais médicos; 20 cargos no setor de oficiais dentistas; 10 cargos no setor de oficiais enfermeiros e cinco cargos na área dos oficiais farmacêuticos e dos bioquímicos; mais dois cargos para oficiais médicos veterinários, fechando com dois postos no setor de oficiais músicos. Sobre este concurso, mais detalhes serão divulgados. Esteja atento às próximas atualizações.

Para conferir mais detalhes do edital atual, e verificar os outros concursos que estão em aberto, acesse o portal: https://www.institutoaocp.org.br/.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.