Concurso PM AP 2022: edital para 2500 vagas de Soldado


O novo edital lançado vai promover concurso para cargos na PM (AP).

De acordo com a redação publicada, o certame vai disponibilizar em torno de 2.500 postos em processo de formação do cadastro reserva, destinado a preencher, posteriormente, cargos vitalícios na função de Soldado no órgão da Polícia Militar do Estado do Amapá.


Estas vagas exigem dos candidatos os seguintes requisitos: escolaridade em nível médio concluída; estar em idades entre 18 e 30 anos. O valor da remuneração inicial nesta categoria, finalizado o curso de graduação de cadetes, chega a 5.313 reais.


Todas as pessoas interessadas, residentes na Região Norte do Brasil, poderão ingressar nesse processo seletivo. O prazo de inscrição inicia no dia dois (2) do mês de maio e finaliza no dia três (3) do mês de junho, acessando o portal da instituição que trabalha na bana, Fundação Carlos Chagas, segue: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/seaap122/index.html. O valor total da inscrição é de 100 reais. As provas objetivas serão ministradas a partir do dia 17 do mês de julho.


Os futuros candidatos que necessitarem solicitar isenção de taxa, por meio de histórico de renda familiar, deverão recorrer ao mesmo site, entre os dias 02 e 06 do mês de maio (2022).


Requisitos indispensáveis para estar qualificado ao cargo: além da escolaridade em nível médio concluída e de estar em idades entre 18 e 30 anos, os concorrentes masculinos precisam ter porte mínimo de 1,60 metros; sendo porte mínimo de 1,55 metros para as concorrentes femininas. Será cobrada, também, a questão das tatuagens, que não poderão estar visíveis junto dos uniformes, e não poderão ter significado incompatível com as diretrizes e o exercício da função militar.

O valor salarial, ao longo da graduação profissional, será de 2.827 reais. Depois da nomeação definitiva, cada novo servidor terá vencimento no valor mensal de 5.313 reais.

Este processo de seleção, promovido pelo departamento da Polícia Militar do Estado do Amapá, ocorrerá em cinco fases distintas, conorme segue:

1 – Etapa inicial: aplicação dos cadernos de Prova Objetiva, que será ministrada em modo eliminatório e classificatório;

2 – Etapa seguinte: apresentação dos documentois necessários para os testes, somente em modaldiade eliminatória;

3 – A etapa das avaliações sobre as Capacidades Físicas de cada concorrente, apenas em modo eliminatório;

4 – A etapa dos testes para Avaliação Psicológica, de cada concorrente, apenas em modo eliminatório;

5 – A etapa final dos exames sobre a saúde de cada concorrente, apenas em modo eliminatório;

6 – Etapa conclusiva de realização da Investigação Social, de cada concorrente, apenas em modo eliminatório.

Prova e Conteúdo Programático

O caderno de prova conterá 60 questões de tipo objetivas. O tempo de resolução do total das questões será de quatro horas. Lembrando que esta fase do concurso será efetuado no dia 17 do mês de julho, na cidade de Macapá, Estado do Amapá, em período matutino.

A distribuição das matérias seguirá o critério abaixo designado:

Na área de Língua Portuguesa serão 12 exercícios; na área de Direito Constitucional

Serão seis questões; em Noções do Direito Administrativo, seis questões objetivas; na área de Direito Penal, seis questões; em fundamentos dos Direitos Humanos, com seis questões; na área de Raciocínio Lógico e em Matemática, seis questões; em matéria de História referente ao Estado do Amapá, seis questões e na área de Geografia da região do Amapá, mais seis questões objetivas.

As demais fases serão realizadas após a data das provas, em modo classificatório e eliminatório. As outras etapas serão apenas eliminatórias. É importa observar, novamente, que esta seleção vai formar o cadastro reserva de pessoas.


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.