Concurso Metrofor CE 2022 – Banca Organizadora Definida


Metrofor CE prepara realização de novo concurso público 2022. Seleção já teve sua banca organizadora definida e edital deve ser publicado em breve.

Na região Nordeste do Brasil novos concursos estão na pauta dos governos locais. O mais recente certame anunciado será realizado no município de Fortaleza, Estado Ceará, para ocupação de cargos no Metrofor (CE) – Metrô de Fortaleza SA.


Este processo de seleção foi previamente anunciado em publicação especial do Diário Oficial da região, neste primeiro mês de 2022. Outra boa notícia é a de que a comissão regente já determinou a instituição que será contratada como banca organizadora, via licitação, a Fundação da Universidade Estadual do Ceará, ou Funece. Contratação já assinada e com prazo de 18 meses.


Assim, os procedimentos finais para a confecção definitiva do edital estão quase prontas, antes de o documento ser publicado e abrir oficialmente o certame. Portanto, data de início do concurso, período de inscrição, data de aplicação das provas, conteúdo programático, taxa de cadastro, entre outros detalhes essenciais, tudo será divulgado na próxima semana. Segundo nota do gabinete do governo estadual, o edital será publicado no máximo até o início do mês março, 2022. Todo o processo está bem adiantado, pela urgência das vagas.


Estrutura:

Este certame vai disponibilizar em torno de 826 oportunidades, as quais serão distribuídas conforme o seguinte critério: 150 de ocupação imediata, permanecendo as demais 676 ocupações para a formação do cadastro reserva de pessoas. Entretanto, como se trata de postos de trabalho em instituição público, cuja demanda é ampla, os cadastros reservas serão preenchidos em pouco tempo.


Segue um histórico breve do certame passado, para funções no mesmo setor, Metrofor CE, para orientar os futuros concorrentes:

O certame foi realizado no ano de 2016, e na ocasião o projeto ofertou em torno de 148 cargos, para funções variadas, exigindo grau escolar em nível médio, para todas as modalidades de vagas. Naquela ocasião a banca de regência também foi a instituição de ensino superior, Universidade Estadual do Ceará.

Os cargos foram distribuídos conforme o seguinte critério:

No setor de assistente condutor, com 52 vagas; na função de assistente controlador dos movimentos, com 13 vagas; para a seção de assistente operacional (agente da estação), com 67 vagas; para a função de assistente operacional e administrativo, com oito vagas; na área de auxiliar operacional, seção de manobrador, seis postos, e para a função de assistente técnico ou técnico na área de segurança do trabalho, com duas vagas. Entretanto, alguns cargos, naquele concurso, exigiram, também, formação e experiência técnica especializada, conforme a área de atuação. V ale lembrar esse detalhe para o concurso vindouro.

Os valores dos salários de então foram os seguintes: 943 reais no setor de auxiliar operacional, especificamente, de manobrador; no teto de 1.052 reais para a função de assistente em condutor e para assistente em sistema operacional, no caso, agente de estação e auxiliar administrativo; no teto de 1.388 reais para o cargo de assistente controlador de movimentos e para assistente técnico (técnico na segurança do trabalho).

Os concorrentes selecionados e nomeados entraram no direito aos seguintes benefícios: 698 reais em vale alimentação; 415 reais de vale refeição e mais 532 de assistência médica e plano odontológico.

O itinerário dos testes foi o seguinte: aplicação da prova objetiva contendo 50 questões, abordando as seguintes matérias programáticas:

Na área de língua portuguesa, com 20 questões objetivas; na área de matemática, para 20 questões e mais 10 para conhecimentos gerais.

Resumo dos dados:

Novo certame vai prover cargos no Metrofor (CE) Metrô de Fortaleza SA. Disponibilização de 826 oportunidades, as quais serão distribuídas conforme o seguinte critério: 150 de ocupação imediata, permanecendo as demais 676 ocupações para a formação do cadastro reserva de pessoas.

Banca organizadora: Funece. Lotações em Fortaleza, Ceará.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.