A Marinha do Brasil está com as inscrições abertas para seu certame que visa promover a admissão para o Curso de Graduação dos Soldados Fuzileiros Navais, turmas 2023.
Novo concurso público está aberto e vai prover cargos em vários estados da região Norte, Sudeste e Sul do território brasileiro. Deste modo, a direção do Comando do Pessoal dos Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira está iniciando o período de inscrições de seu novo certame, que iniciou no dia 14 de fevereiro e finaliza no dia 24 de março. A seleção vai promover a Admissão para o Curso de Graduação dos Soldados Fuzileiros Navais, por meio das Turmas I e II destinadas a 2023. Este certame tem por meta fazer ocupar postos que estão indicados logo abaixo, em conformidade com as regiões onde será realizada a formação dos aspirantes, por meio de Estágio Inicial:
– Para as Unidades da MB do Rio de Janeiro (RJ) serão 580 postos;
– Para as Unidades da MB do Distrito Federal serão 100 postos;
– No Grupamento dos Fuzileiros Navais do Rio Grande (RS) serão 60 postos;
– No Segundo Batalhão das Operações Ribeirinhas, em Belém (PA) serão oito vagas;
– No Terceiro Batalhão das Operações Ribeirinhas, em Ladário (MS) serão 50;
– No Batalhão das Operações Ribeirinhas, em Manaus (AM) serão 100 postos;
– No Grupamento dos Fuzileiros Navais da região de Natal (RN) serão 50 vagas;
– No Grupamento dos Fuzileiros Navais da cidade Salvador (BA) serão oito vagas;
– Na Unidade de Aramar (SP) quatro vagas.
O curso de formação dos soldados terá itinerário de até dezessete semanas, o qual será ministrado pelo Centro de Instrução Almirante Milcíades da Portela Alves, estabelecido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e, de modo paralelo, por meio do Centro de Instrução e de Adestramento da cidade de Brasília, ou CIAB, Distrito Federal. Este processo de formação dos soldados se dará em plena conformidade com as diretrizes da Diretoria do Ensino da Marinha; e em conformidade com as regras específicas que ainda vigoram no Corpo dos Fuzileiros Navais, subordinados ao regime de internato até a o momento da formatura.
Os postos no curso de graduação serão distribuídos de acordo com o seguinte critério:
Para o Centro de Instrução intitulado Almirante Milcíades da Portela Alves serão lotadas 720 cadeiras, reservadas aos aspirantes oriundos das regiões Sul e Sudeste do território nacional, observando, rigorosamente, a ordem da classificação. Para o Centro de Instrução e de Adestramento da Capital Federal serão lotadas 240 cadeiras, reservadas aos concorrentes residentes nas regiões Centro-oeste, Norte e no Nordeste do território nacional dentro da sequência de classificação na seleção.
Requisitos indispensáveis:
Ser cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, de sexo masculino; ser um voluntário; estar em idades entre 18 e 21 anos; ter porte mínimo de 1,54 metro de altura, e porte máximo de dois metros; estar solteiro, bem como não possuir união estável; não ser pai ou ter dependentes; estar concluindo ou já ter concluído a formação escolar média; não ter sido dispensado e estar quite com o Serviço Militar de qualquer unidade da Força Armada ou da Força Auxiliar e estar quite com o dever junto à Justiça Eleitoral.
Cadastro de participação nesse certame:
Como foi citado logo acima, o período de inscrição iniciou no dia 14 de fevereiro e permanece aberto até o dia 24 de março. A taxa de cadastro está estipulada em 40 reais, para todos os candidatos. O preenchimento da ficha deverá ser efetuado via online ou presencial, consultando os endereços da relação que está no texto do edital. As inscrições deverão ser realizadas entre os períodos matutino e vespertino.
Por Paulo Henrique dos Santos