Concurso INSS 2022-2023 – 1000 vagas – autorizado


INSS tem autorização para novo concurso com 1000 vagas.

O próximo concurso a ser realizado, em escala nacional, vai prover em torno de mil postos definitivos. Desta maneira, a solicitação de processo seletivo pelo Instituto Nacional do Seguro Social foi autorizada pelo governo federal.


Como foi citado, a quantidade máxima de vagas ofertadas será de mil, e destinadas à função de técnico em seguro social, cargo que exige apenas nível médio completo de escolaridade. Esta autorização para realização do certame se deu por meio da Secretaria Especial da Desburocratização, de Gestão e do Governo Digital, pertencente ao órgão do Ministério da Economia, estando já registrada na última publicação do Diário Oficial da União, 13 de junho, via Portaria nº 5.315.


De acordo com este anúncio, este certame vai distribuir este total de postos efetivos em todos os Estados da União. A duração oficial deste processo de seleção será de seis meses, até o preenchimento total dos cargos, podendo ser prorrogado conforme as necessidades deste órgão. O valor inicial do vencimento ainda não foi atualizado, para as próximas contratações, mas, dentro do padrão já estabelecido, atualmente, pela instituição, segue no teto de 5.447 reais.


Os futuros servidores da instituição terão direito, dentro da constituição, aos seguintes benefícios: 458 reais em auxílio alimentação e o auxílio saúde, garantido ao servidor titular do posto e para seus dependentes. Junto à remuneração de técnico, todos receberão, como já recebem os atuais servidores, o padrão bônus por cada processo finalizado, cujo valor é de 57 reais.


Realizar este processo seletivo para ocupação de cargos no INSS consiste em reivindicação de longa data dos próprios servidores daquele órgão, sendo assinada pelos funcionários do setor de médicos peritos, os quais até paralisaram suas atividades este ano, por um período de dois meses, como protesto. Desta maneira, a autorização para a consecução de uma nova seleção não vai abranger cargos que exigem formação universitária, tais como a função de analista em seguro social, e vagas no departamento dos peritos.

Não foram divulgados maiores detalhes sobre o critério que está regendo a disponibilização dos cargos, e setores, até que o edital esteja definitivamente publicado. Quiçá algumas alterações poderão ser realizadas ao longo do período de produção do texto do edital final.

Situação atual do órgão

Em recente pesquisa, empreendida pela Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores no setor da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, a Fenasps, hoje o INSS está em situação de déficit, apresentando um total de 23 mil servidores em falta. Entre os anos de 2005 e 2022, uma grande parte dos servidores ativos desta instituição foi diminuindo, recuando de 42 para 19 mil funcionários, por conta de alguns fatores, incluindo as aposentadorias compulsórias, entre outros. O anterior e último certame para cargos no órgão preencheu mais 950 postos, e ocorreu no ano de 2015.

É importante informar que este novo concurso, além de preencher cargos que urgem serem exercidos, vai proporcionar alívio do desgaste mental que sobreveio aos servidores, entrando na solicitação do evento e nas próprias demandas desta categoria.

Se o edital abrir vagas para a função de médico perito, então será muito provável que, ao longo desse período de atualização e formação do certame, a demanda aumente para três mil postos. Nos dias de hoje estão ativos em torno de 3.411 profissionais no setor da perícia, em todo o território nacional, porém, devido aos afastamentos, este número desce para 3.200 servidores peritos ativos. Devido a esta carência na área de mão de obra, foi registrado no mês passado o contingente de 1,9 milhão de cidadãos segurados aguardando seus exames em todas as unidades de agências do órgão.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.