Concurso EPE 2022 – Inscrições Abertas


A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) está com as inscrições abertas para preencher 119 vagas de emprego em seu novo Concurso Público.

Aqui vai uma boa notícia para quem está estudando para obter aprovação em concurso público: a Empresa de Pesquisa Energética – EPE publicou em 7 de janeiro (sexta-feira) o edital do seu novo certame. As inscrições já começaram.


119 vagas disponíveis para quem tem formação de nível superior. O concurso vai examinar os candidatos em duas fases.


Confira outras informações do processo seletivo para servidores efetivos da EPE na matéria que segue abaixo.


Inscrições no concurso da Empresa de Pesquisa Energética

Desde 12 de janeiro (quarta-feira), os interessados podem fazer sua inscrição. Se você deseja concorrer a uma das vagas, acesse o site da banca responsável (conhecimento.fgv.br/concursos/epe22) por organizar o concurso público da EPE, que é a Fundação Getúlio Vargas – FGV.


O prazo se encerrará em 10 de fevereiro (quinta-feira) para você se cadastrar, bem como para fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 125 para todos os cargos de analista.

Mas, caso você pertença à família de baixa renda ou esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico, poderá solicitar isenção do pagamento do boleto de inscrição do certame da EPE.

Informações sobre os cargos disponíveis na Empresa de Pesquisa Energética

Segundo o edital, os postos de trabalho disponíveis são para analista de pesquisa energética e analista de gestão corporativa. As especialidades anunciadas são: recursos humanos, planejamento de geração de energia, petróleo – abastecimento, transmissão de energia, petróleo – gás e bioenergia, economia de energia, petróleo – exploração e produção. Do total de 119 vagas, 17 são para preenchimento imediato, as demais são de cadastro reserva.

Há vagas exclusivas para pessoas pretas e pardas e também para pessoas com deficiência. Nesse último caso, no ato da inscrição, o candidato deverá enviar o laudo médico para a banca, confirmando qual a sua necessidade especial.

Na situação de aprovação deste candidato, ele será avaliado por junta médica a fim de verificar a sua deficiência e avaliar a sua capacidade para realizar o trabalho.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos, antes de assumirem o cargo, sendo aprovados no certame, serão avaliados pela comissão de heteroidentificação, que decidirá sobre a lisura do concorrente nessa condição de cotista PPP.

Todos os cargos têm jornada de 40 horas semanais. O salário no início da carreira é de R$ 11,5 mil, além de diversos benefícios ofertados pela empresa.

Requisitos para concorrer às vagas da Empresa de Pesquisa Energética

Os principais requisitos a serem atendidos são: obter aprovação no concurso da EPE e ter diploma de graduação na área específica de cada cargo. Além disso, há outras exigências previstas no edital: ser brasileiro, possuir mais de 18 anos, estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos, estar em dia com o serviço militar, se o candidato for do sexo masculino, não possuir pendências junto à justiça eleitoral, ter aptidão mental e física, ter registro no respectivo conselho de classe, entre outros.

As fases de avaliação do concurso público da EPE

Além da prova objetiva, composta por 70 quesitos de múltipla escolha, os candidatos realizarão prova discursiva em 3 de abril (domingo). O horário de realização dessas avaliações é das 13h às 18h. As disciplinas cobradas são: português, inglês, administração pública e conhecimentos específicos de cada cargo. A prova dissertativa deverá ser respondida em até 20 linhas.

As provas ocorrerão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Todavia, todas as 119 vagas serão para atuação no escritório central da EPE, situado no Rio de Janeiro.

Outros detalhes do concurso público da Empresa de Pesquisa Energética

O edital prevê regras para aplicação das provas com medidas sanitárias, as quais devem ser seguidas pelos fiscais e pelos candidatos.

O concurso será válido por 18 meses, podendo ser prorrogado. Caso queira saber mais informações, acesse o site conhecimento.fgv.br/concursos/epe22.

Por Melisse V.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.