Concurso DPE GO 2021 – Inscrições

A Defensoria Pública do Estado de Goiás está com 47 vagas de emprego abertas em seu novo Concurso Público 2021.

O concurso para a Defensoria Pública do Estado de Goiás está com as inscrições abertas. De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, os candidatos interessados nas 47 vagas propostas pelo edital poderão se inscrever até o dia 06 de agosto de 2021. Além disso, também chegou a ser divulgada a data das provas, que estão previstas para acontecerem no dia 12 de setembro em sua parte objetiva. Entretanto, o concurso da DPE GO contará com outras etapas.

É possível afirmar que a banca organizadora do concurso é a Fundação Carlos Chagas (FCC) e as vagas ofertadas são todas para o cargo de Defensor Público (3ª categoria). Além disso, a Defensoria exige o bacharelado em Direito para participar e também exercício da profissão de pelo menos três anos após a colação de grau.

Além disso, já foi publicada a primeira retificação do edital do concurso e alguns subitens foram inclusos, especialmente no capítulo referente ao julgamento da terceira etapa, que consiste em uma prova oral.

O último concurso aberto para DPE GO ofereceu um número significativamente mais baixo de vagas, 14. Além disso, outras 95 foram ofertadas para cadastro de reserva na classe inicial da carreira de Defensor Público e a prova foi organizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião citada, 5,4 mil candidatos se inscreveram e os 103 aprovados foram convocados para tomar posse.

Abaixo será possível conferir maiores informações a respeito de questões como os valores de inscrição e alguns detalhes sobre as etapas do concurso.

Datas importantes para o concurso da Defensoria Pública de Goiás

Vagas: Defensor Público (3º categoria)

Leia também:  Concurso Rio das Ostras 2020 RJ - Prefeitura Municipal

Número de vagas: 47

Inscrições: 05/07/2021 às 14h até o dia 06/08/2021

Valor: R$255,00

Período para a solicitação de isenção: 07 a 11/06

Primeira fase – Etapa objetiva do concurso: 12/09/2021

Prova discursiva – Grupo 1: 13/11/2021

Prova discursiva – Grupo 2: 14/11/2021

Prova discursiva – Grupo 3: 15/11/2021

Prova oral: de 02/04/2022 a 05/04/2022

De acordo com as informações dispostas no edital, o concurso da Defensoria Pública do Estado de Goiás tem a sua comissão de avaliadores formada desde o dia 19 de março de 2019. A formação, por sua vez, aconteceu apenas alguns meses depois que o regulamento da seleção foi definitivamente aprovado pelo Conselho Superior da DPE GO, o que aconteceu ainda no mês de outubro de 2018.

Além disso, vale ressaltar que das 47 vagas ofertadas, 34 são de ampla concorrência. Duas delas serão reservadas para candidatos com deficiência física, 9 serão reservadas para candidatos negros, 1 vaga será destinada à população indígena e 1 vaga será destinada à população quilombola.

De acordo com o levantamento realizado pela DPE Go, 25 dos 60 cargos de classe inicial da carreira de Defensor Público se encontram com vagas.

Vale ressaltar também os requisitos para que o candidato venha a ocupar a vaga. Nesse sentido, segundo o regulamento, além do bacharelado será necessário comprovar três anos de atividade jurídica depois da colação de grau.

O edital também especifica os benefícios e o salário dos aprovados no concurso. De acordo com as informações veiculadas, a remuneração para Defensor Público de 3ª categoria, inicialmente, é de R$27.174,27.

Por fim, é importante citar alguns detalhes a respeito das provas. Nesse sentido, conforme o exposto, o exame contará com quatro fases diferentes. A primeira delas é uma prova objetiva, que possui caráter eliminatório e classificatório. Posteriormente, serão aplicadas três provas discursivas, também eliminatórias e classificatórias. Por fim, a prova oral contará com as mesmas características e, então, o candidato precisará passar por uma avaliação de título, que será apenas para critérios classificatórios.

Leia também:  Concurso DPE-PR 2017 - Vagas Abertas para Defensores Públicos

Mais informações a respeito dos exames podem ser encontradas no edital, divulgado no site da Defensoria Pública do Estado de Goiás.

Por Nayara Silva Guimarães

Concursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *