Concurso da PC SP 2022 – Vagas para Escrivão e Investigador


PC SP abre inscrições para seu Novo Concurso Público 2022. Seleção oferece 2.500 oportunidades e as inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de abril de 2022.

As inscrições do concurso PC de São Paulo estão com as inscrições abertas para os cargos de escrivão da polícia e investigador da polícia. O concurso da Policia Civil exige que os candidatos tenham o ensino superior (em qualquer curso).


Ao todo estão disponíveis 2.500 oportunidades, confira abaixo as demais informações sobre a inscrição, o processo seletivo e a distribuição das vagas de acordo com cada região do estado de São Paulo.


Como se inscrever no processo seletivo do concurso?

Os interessados em participar do concurso devem realizar a inscrição até o dia 1° de abril, até o horário das 23:59. Para a efetuação correta é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 105,50.


Os interessados em concorrer para o cargo de investigador devem realizar a inscrição por meio do site, clique aqui e acesse.


E os interessados em concorrer para o cargo de escrivão de polícia devem realizar a inscrição por meio do site, clique aqui e acesse.

Distribuição dos cargos e quantidade das vagas de acordo com a região

Investigador: Região de Araçatuba (33 vagas disponíveis), Região de Presidente Prudente (26 disponíveis), Região de Piracicaba (63 vagas), Região de Sorocaba (49 vagas disponíveis), Região de Santos (85 vagas), Região de Bauru (40 vagas disponíveis), Região de São José do Rio Preto (28 vagas disponíveis), Região de Ribeirão Preto (54 vagas disponíveis), Região de São José Dos Campos (68 vagas disponíveis), Região de Campinas (98 vagas disponíveis), Capital (210 vagas disponíveis) e Demacro (146 vagas disponíveis);

Escrivão de Polícia: Região de Araçatuba (57 vagas disponíveis), Região de Presidente Prudente (52 disponíveis), Região de Piracicaba (113 vagas), Região de Sorocaba (87 vagas disponíveis), Região de Santos (146 vagas), Região de Bauru (72 vagas disponíveis), Região de São José do Rio Preto (57 vagas disponíveis), Região de Ribeirão Preto (96 vagas disponíveis), Região de São José Dos Campos (120 vagas disponíveis), Região de Campinas (169 vagas disponíveis), Capital (373 vagas disponíveis) e Demacro (258 vagas disponíveis);

Como funcionara o processo seletivo?

Todo o processo seletivo será organizado e aplicado pela Fundação Vunesp e a prova constituirá em duas etapas, a primeira uma prova objetiva (que contará com questões de lógica, direito, criminologia, informática e língua portuguesa) e a segunda etapa aplicada no mesmo dia, uma prova discursiva (com questões de direito, criminologia e língua portuguesa).

A prova será aplicada no dia 22 de maio. Após aprovação dos exames os candidatos devem passar por mais três etapas que são a análise de títulos, investigação social e uma prova oral.

5 Dicas práticas para os concurseiros

1. Dica: Organize um cronograma de estudos: O primeiro e mais importante passo é organizar um cronograma de estudos funcional e simples, que contenha de forma objetiva os temas e os subtemas que precisa estudar e metas diárias;

2. Dica: Planeje a sua rotina: Organize os seus estudos diariamente, quantas horas por dia dispõe para estudar e as pausas alternando entre um lanchinho rápido e um descanso;

3. Dica: Reúna todo o material necessário para os estudos: Reúna PDFS, livros, artigos, ouça podcast, assista vídeos no youtube, se puder participar de cursinhos etc.;

4. Dica: Baixe os editais e as provas anteriores: Um passo fundamental é procurar e estudar as provas anteriores do concurso e leia os editais para não perder nenhuma informação importante;

5. Dica: Busque o equilíbrio: Seja constante na rotina de estudos, mas tenha momentos de lazer, descanso, viagem com a família, saia com os amigos e também tenha os seus momentos com a própria companhia, assistindo filmes e séries que gosta ou uma tarde para dormir.

Boa sorte!

A todos os concurseiros desejamos que possam conquistar os seus objetivos e que possam participar de um processo seletivo tranquilo e bem organizado, boa sorte!


Gabriele Souza


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.