Concurso da Brigada Militar RS 2021 – Banca Organizadora e Previsão de Edital

Brigada Militar define banca organizadora do seu Concurso Público 2021. Seleção deve contar com 4 mil vagas.

Na região sul do Brasil, mais concursos públicos estão sendo abertos. Entre as seleções prestes a ser iniciadas está o certame que proverá cargos efetivos na Brigada Militar (RS), ou órgão da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Assim, foi anunciado no último dia oito deste mês, via publicação especial no diário oficial da região, a disponibilização de postos vitalícios no certame vindouro e a divulgação da instituição que atuará como bancada da seleção. Este processo seletivo estava sendo esperado desde o mês de agosto, momento em que a comissão organizadora estava iniciando seus trabalhos.

A partir de então a estruturação do texto de edital foi iniciada. Conforme as últimas atualizações, este certame estará disponibilizando em torno de quatro (4) mil cargos para a função de soldado, que exige a posse certificado em nível médio de escolaridade. O concurso anterior, que proveu cargos no mesmo setor, realizado no ano de 2017, abrangeu remuneração no teto de 3.760 reais. Entretanto, mais atualizações serão divulgadas nos próximos dias.

Conforme nota mais recente da mesma comissão, a função de banca organizadora será exercida pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e de Ciências, a Fundatec, que foi determinada e contratada a partir do critério da dispensa de licitação. Essa contratação constitui o passo final da formação do edital, mas, para se completar será necessário mais alguns dias, para que toda a tramitação de documentos esteja efetivada e o documento seja publicado, anunciando o período de inscrições.

Outros requisitos necessários para se concorrer ao cargo de soldado: estar em idade máxima de 25 anos, e constituir altura física mínima de 1,65 metros, para os concorrentes de sexo masculino; para as concorrentes do sexo feminino, a mesma idade, e altura mínima de 1,60 metros.

Leia também:  Concurso INCS 2021 - Reabertura das Inscrições

Alguns dados do texto de edital podem ser previamente adiantados, de modo a orientar os futuros candidatos, conforme segue:

Primeira etapa: a realização do Exame Intelectual; a segunda etapa será a dos Exames de Saúde; a terceira etapa segue com os testes de aferição sobre a capacidade física, testes de resistência e finaliza com os exames que aferem capacidade psicológica, fase esta que será efetuada em dois percursos: a etapa dita de Testagem Coletiva e a fase final da Entrevista Individual.

O certame que está sendo promovido, nesse momento, pelo departamento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul ainda está com o período de inscrição em aberto, disponibilizando mais 100 postos na área de monitor cívico militar, destinado à atuação nas escolas públicas estabelecidas em 25 municípios da região. Para este processo seletivo o período de cadastro segue aberto até o dia nove (9) deste mês de novembro.

Histórico do certame anterior mais recente, para as mesmas vagas:

Aquele concurso para cargos na Brigada Militar gaúcha foi realizado no ano de 2019, disponibilizando em torno de 190 postos em caráter temporário. Daquele total de ocupações, 145 estavam destinadas à função de soldado temporário no setor da saúde, como técnico em enfermagem; foram destinados 120 postos para lotação na Capital de Porto Alegre e as demais 25 vagas para a cidade de Santa Maria. Todos os candidatos naquela seleção tiveram a obrigação de apresentar formação em nível técnico, no setor e o devido registro no mesmo órgão da classe.

Sumário das informações:

Novo certame para cargos na Brigada Militar do Rio Grande do Sul; são quatro mil novas vagas; taxa de inscrição, período de cadastro, datas de provas, entre outros detalhes que ainda serão divulgados no edital de abertura. Cargo de Soldado; escolaridade em nível médio; banca organizadora por conta da Fundatec.

Leia também:  Concurso Carris (RS) 2016 abre vagas para Motoristas

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *