Concurso Bombeiros PA 2022 – Previsão de Edital


Bombeiros PA seleciona banca organizadora de seu novo concurso público 2022. Edital deve ser divulgado nos próximos dias.

O edital do novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, de acordo com as novidades que foram divulgadas agora, já pode ser publicado para que os devidos passos sejam dados para a realização do concurso em breve. Esta confirmação se deu nesta última terça-feira (1°), quando foi publicado através do diário oficial do estado, o extrato do contrato assinado com banca organizadora do concurso, que será o Instituto AOCP. De acordo com os detalhes, o contrato havia sido assinado no dia 27 de janeiro, e por isso agora conta com uma validade que vai até o dia 26 de janeiro de 2024, que é o prazo estabelecido para que sejam realizados todos os procedimentos, inclusive a conclusão do certame.


Dentro destes processos estão a publicação do edital, recebimento das inscrições e posteriormente a aplicação das provas objetivas e demais exames, assim como o resultado final, que também fica a cargo da banca organizadoras do concurso. Portanto, como agora o primeiro passo para que o concurso seja realizado de fato já pode ser dado, os candidatos interessados em participar da seleção devem ficar atentos, pois a banca organizadora em breve irá divulgar maiores detalhes, como o edital que deve ser o primeiro passo a ser dado agora.


Os detalhes prévios a respeito do concurso indicavam que seriam oferecidas cerca de 405 vagas para este momento, para a função de bombeiro. Os candidatos precisam cumprir alguns requisitos mínimos para que possam se inscrever e participar do concurso, entretanto. Para que possam participar, os candidatos precisam contar com ensino médio completo, deverão ter pelo menos 18 anos de idade, completados na data da matrícula ou então até o dia 27, no ato em que estes estiverem se inscrevendo para o certame.


Outro ponto ressaltado é que os candidatos precisam contar com alguns detalhes físicos, neste caso os homens deverão ter pelo menos 1,65m e as mulheres 1,60m. É necessário também que os candidatos contém com habilitação em categorias A e B. A remuneração será confirmada em breve, conforme os detalhes forem sendo divulgados. Com a divulgação do edital, este e outros pontos devem ser resolvidos pela banca organizadora, por isso é de grande importância que os interessados fiquem atentos aos meios de comunicação do instituto responsável pelas provas do concurso.


Algo que pode ajudar os candidatos enquanto estes esperam pelas resoluções que a banca organizadora deverá divulgar nas próximas semanas deste ano é conferindo os detalhes do último concurso que foi feito para os Bombeiros PA. Neste caso, a última seleção que aconteceu foi no ano de 2015. Os candidatos tiveram a chance de participar do processo seletivo que oferecia 330 vagas, entre elas 300 eram dedicadas para praças e outras 30 para o curso de formação de oficiais. A banca organizadora que tomou conta de todos os procedimentos do concurso foi a Consulplan.

A seleção se baseou em provas objetivas, exames antropométricos e médicos. Todos os candidatos tiveram que passar por estas etapas para que fossem de fato escolhidos. Também foi necessário que os candidatos enfrentassem um teste de aptidão que é exigido pelo órgão em questão, e por fim uma avaliação psicotécnica. Estes foram todos os passos exigidos na época pelo concurso e deverão ser repetidos de novo neste ano.

A prova objetiva que foi feita com os candidatos a praças contava com 60 questões, entre elas 20 eram de língua portuguesa, outras 20 de matemática, 10 de física e por fim, biologia e química contaram com 5 questões cada. Já os oficiais tiveram uma prova com 10 questões de língua portuguesa, 10 de química, 15 de matemática, outras 15 de física, 10 de biologia e foi necessário também que estes passassem por uma redação.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.