Concurso Aeronáutica 2022 – EAGS


A Força Aérea Brasileira está com as inscrições abertas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS).

Ainda no dia 10 de janeiro, tiveram início as inscrições para o novo concurso da Força Aérea Brasileira (FAB). O processo seletivo em questão se destina ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS). De acordo com o que foi divulgado pela FAB, os candidatos selecionados começarão a atuar em janeiro de 2023. O prazo para as inscrições, por sua vez, estende-se até o dia 03 de fevereiro de 2022.


Quem está interessado em participar do programa pode fazer a sua inscrição através do site oficial da Divisão de Admissão e Seleção da Escola de Especialistas da Aeronáutica. Uma taxa de inscrição está sendo cobrada dos interessados no processo seletivo e ela tem valor único de R$80. Não foram divulgadas maiores informações sobre a possibilidade de solicitar uma isenção da taxa de inscrição.


De acordo com o edital do concurso, as vagas na FAB serão destinadas a candidatos brasileiros. Tanto homens quanto mulheres podem se inscrever para o programa de estágio da FAB. Para tal, basta que cumpram os pré-requisitos previstos no edital, bem como sejam capazes de atender às condições para o ingresso e às normas previstas nas Instruções Específicas do Exame.


Nesse sentido, vale destacar que para estar apto a participar da seleção do candidato não pode ser menor de 17 anos e nem completar 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2022. Além disso, é preciso ter concluído, até a data citada, o Ensino Médio, assim como o Curso Técnico de Nível Médio. Sobre este segundo, vale destacar que todas as especializações são aceitas pela FAB, menos a em música.


No que se refere ao exame propriamente dito, o edital chegou a divulgar que ele será composto por provas escritas. Além disso, os candidatos precisarão passar por inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica antes de integrarem o corpo de estagiários da FAB. Outro aspecto que será considerado durante o processo seletivo será a aptidão física, que também contará com uma avaliação.

Ainda vale ressaltar que em termos de etapas do concurso, tem-se uma prova prática de especialidade, bem como a validação documental dos candidatos e os devidos procedimentos de heteroidentifiação.

O calendário do concurso também já foi divulgado no ato da publicação do edital. Diante disso, é válido informar que as provas escritas têm previsão para acontecer no dia 24 de abril de 2022. Todos os candidatos que forem aprovados nesta etapa do processo seletivo pela Junta Especial de Avalição vão se apresentar à EEAR, localizada na cidade de Guaratingueta, estado de São Paulo. A apresentação também já tem data definida para acontecer e está prevista para o dia 08/01/2023.

No ato da apresentação, o candidato aprovado será habilitado para a matrícula. O curso em questão possui duração de um ano e, uma vez que ele seja concluído, o aluno será promovido a Terceiro Sargento. Então, posteriormente, ele será classificado em alguma área da COMAER, que está presente em todo o território nacional. Vale pontuar que este posicionamento está condicionado às necessidades administrativas do órgão em questão. Porém, não foram divulgadas maiores informações sobre as possibilidades de posicionamento durante a publicação do edital ou mesmo se os candidatos terão algum tipo de escolha com base no seu desempenho durante o curso de formação para sargentos da FAB.

Caso você esteja interessado em obter maiores informações sobre o processo seletivo e os seus detalhes, tudo isso está disponível no edital do programa de estágio da Força Aérea Brasileira. Ele pode ser encontrado através do site oficial da FAB e tem todas as informações adicionais que podem ser necessárias para que você decida por fazer ou não a sua inscrição.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.